-
Arquitetos: MEM Arquitectos
- Área: 180 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Ariadna Polo
-
Fabricantes: DAB, Helvex, Mabe
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Enigma tem uma fachada que faz parecer que trata-se de uma casa pequena, mas quando se descobre seu interior, isso é desmentido e o projeto de fato faz justiça ao seu nome. Na fachada se vê uma arquitetura muito nobre, com acabamentos em mármore cinza sobre uma pele completamente branca, além de detalhes em madeira. O terreno de 176 m2 tem a peculiaridade de medir 6 metros à frente e 19 metros atrás, se abrindo e formando um trapézio retangular.
Optamos por aproveitar a forma atípica do terreno para projetar um jardim central que busca articular a área social, ao mesmo tempo em que a separa da área privada. Da mesma forma, o jardim central cria ventilação cruzada com o pátio posterior, cuja função principal é dar um toque de acabamento visual graças à sua natureza escultural. Um quarto foi previsto no térreo a fim de proporcionar um espaço que se adaptasse à dinâmica do espaço de vida do usuário, que poderia ser usado como escritório, quarto ou até mesmo como sala de jogos.
O pavimento superior se organiza a partir da distribuição espacial com mais dois quartos, que têm uma vista privilegiada do jardim central, sem descuidar da importância da privacidade de cada um. Com uma fachada simples e sóbria, Enigma te convida a descobri-la e desfrutar de suas vistas tão francas quanto seu próprio caráter estético.